As aprendizagens estão em grande perigo. A aprendizagem está em grande perigo, o que tem também como consequência indireta o aumento das exigências, e sobretudo da dificuldade, dos exames finais de acesso, a fim de reduzir o número de estudantes do ensino secundário, por um lado, e aumentar o número de aprendizes, por outro.
Por outro lado, o conceito de aprendizagem em si não é assim tão mau. A ideia é que, após a conclusão de uma aprendizagem, a atividade seja prolongada por dois anos, se houver interesse. Trata-se de uma preparação para o trabalho independente, que a maioria dos artesãos acabará por exercer mais cedo ou mais tarde. De facto, aqueles que concluem com êxito a sua aprendizagem não querem estudar durante mais dois anos.
Outro problema com a aprendizagem é o facto de estas escolas matricularem frequentemente crianças problemáticas, e é compreensível que os pais tenham receio de matricular os seus filhos nestas escolas. Nem todos os pais são necessariamente ambiciosos e, se virem que o seu filho não é academicamente dotado, podem sentir-se tentados a inscrevê-lo numa escola de aprendizagem, uma vez que existe um número significativo de boas e belas escolas de aprendizagem, mas têm receio do tipo de problemas que o seu filho pode encontrar nessa escola.